BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Páginas

28 fevereiro 2010

Reciclagem fashion: estilistas reutilizam peças e materiais de antigas coleções

Essa aqui é super interessante! Estilistas criando moda com suas antigas coleções e ainda ajudando a preservar o nosso planeta que está quase no fundo do poço D: Confira! ;)

Não é de hoje que assuntos como consumo consciente, sustentabilidade e reciclagem são temas recorrentes do mundo da moda. Mas o que antes poderia ser apenas um discurso politicamente correto, está se transformando em coleções recicladas, reutilização de matéria prima e uma preocupação cada vez maior dos criadores de moda em como contribuir para um mundo mais sustentável.

Na última coleção da SPFW, o estilista
Marcelo Sommer, da marca Do Estilista utilizou peças e tecidos de coleções antigas.

Gilda Midani é conhecida por criar peças chiques e confortáveis com algodão orgânico. Recentemente ela lançou a coleção “Recicollection” onde peças de coleções antigas foram recicladas e chegaram nas lojas com cerca de 40% de desconto. “A minha consumidora prestigia essa ideia. Ela está repensando o consumo e é mais preocupada com a origem do produto. Pra mim, sustentabilidade é um novo nome para a ética com urgência”, diz.

Isabela Capeto também é adepta do conceito. Na sua coleção de Verão 2010, inspirada no pintor Robert Rauschenberg, ela reaproveitou tecidos e aviamentos de coleções passadas.

Na Europa e Estados Unidos, estilistas como o designer belga
Martin Margiela e a marca American Rag já utilizam há muitos anos peças vintage na criação de novas roupas ou materiais inusitados na confecção de novas peças. Na coleção de 2006 de Margiela, o estilista usou pedaços de estolas de pele para fazer um colete e faixas de couro de antigos casacos para fazer um novo.

Já a marca americana
American Rag, com lojas em Los Angeles e São Francisco, é conhecida por criar peças com tecidos vintages colecionados de brechós do mundo inteiro.

Recentemente, foi a vez da estilista francesa
Anne Valérie Hash, que criou roupas usando peças do acervo pessoal de alguns amigos. O detalhe é que os amigos eram pessoas como Alber Elbaz, da Lanvin e Jean Paul Gaultier.

Ou seja, da próxima vez que pensar em doar uma roupa antiga, que tal mandar pra costureira para ela criar uma peça nova?


E aii? O que acharam meninass ?!

Comentem!!!

Beijoos :*

-Dark Moon!!!

0 comentários: